#Dicas

Anfitrião das festas de final de ano? Dicas para quem vai receber parentes e amigos.

 19/12/2017

Não há como fugir das datas comemorativas clássicas como o Natal, não é mesmo? Em algumas épocas, ficamos às voltas com almoços, jantares, eventos etc. Até aí tudo bem. A coisa fica séria quando é a nossa vez de receber em casa para uma Ceia de Natal ou de Ano Novo, por exemplo. Assim como os temidos jantares e almoços em família, sempre rola um pequeno estresse na hora de receber grupos maiores de pessoas em casa.

Como fazer tudo certinho para ser um bom anfitrião

Quer coisa mais difícil do que juntar pessoas diferentes e manter um ambiente agradável e descontraído? Essa é a hora de mostrar a sua maestria em matéria de receber!

Uma grande dica é que muitas coisas podem ser preparadas antes da chegada dos convidados, como, por exemplo, abrir as garrafas de vinho algumas horas antes, verificar as bebidas da casa, colocar a mesa e arrumar as flores. Os pratos da ceia também estarão (devem!) prontos há horas.
 
Se você for presenteado, abra logo o embrulho, com uma certa discrição para não deixar os "pão-duros" sem graça. Em um jantar maior, deixe para abrir os presentes mais tarde, mas não esqueça de ligar no dia seguinte para agradecer. Se você receber uma caixa de chocolates, não deixe de servi-los na hora do cafezinho. Recebendo flores, coloque-as logo em um vaso.

E o banheiro, hein? Não esqueça dele! Arrume bem bonitinho, com umas toalhas de mão bem passadas e cheirosas, sabonetes pequenos e novinhos, rolo de papel higiênico de refil e lenços de papel.

Socorro, quanto detalhe! Bem, vamos agora sentar essa turma toda em volta da mesa (em caso de jantar mais formal, a colocação dos convidados pode ser muito importante!)

E na hora de organizar os lugares à mesa?

Em certos países, os donos da casa se sentam, frente a frente, no meio da mesa. E em outros, o costume é que ocupem as cabeceiras da mesa (no caso de uma mesa retangular).

Existem lugares de honra: à direita do dono da casa para uma senhora e à direita da dona da casa para um homem. Se você estiver recebendo dois casais com a mesma "importância", sente a esposa do primeiro casal à direita do dono da casa e o marido do segundo casal à direita da dona da casa, assim cada casal se sentirá devidamente honrado.

Os segredos da etiqueta não param por aí. Se todos os convidados tiverem a mesma "importância", então siga uma pequena regra: considere como homenageado as pessoas que você estiver recebendo pela primeira vez, ou as pessoas com mais idade. No caso de um jantar de trabalho, use e abuse da hierarquia!

Parece tudo bobagem nos dias de hoje, mas ter uma estratégia de organização é garantia de uma boa explicação em caso de questionamento. Sempre altere um homem com uma mulher, nada de criar clube da Luluzinha de um lado e do Bolinha do outro! 

Bem, o resto depende dos seus dotes de cozinheiro(a) e da boa escolha do cardápio!

Boas Festas!

Quero um imóvel assim: