#Mercado

Busca por imóvel: como é o comportamento em cada faixa etária?

 26/02/2018

A faixa etária do consumidor muda o jeito de pesquisar e as prioridades que busca. As diferenças são bem perceptíveis na maioria dos casos. Enquanto o filho se apaixona por um apartamento todo no concreto com ambientes integrados em um prédio de 50 anos, o pai acredita que seja melhor comprar um lançamento, pois ele pensa na valorização, no imóvel como bem e leva em consideração seus próprios conceitos para definir valor.  

Faixas etárias e tamanho do imóvel

A procura pelo primeiro imóvel geralmente vem aos 30 anos. O futuro proprietário quer algo com metragem "mais enxuta", com dois quartos, e soluções de lazer como academia e outros serviços gerais de conveniência, como lavanderia. Já o público de 40 anos procura atender às necessidades da família. Essas pessoas buscam apartamentos maiores, de até quatro quartos, infraestrutura de lazer que atenda toda a prole, como parquinho, piscina, e academias. Acima dos 50 anos, a tendência dos compradores é por locais com menos dormitórios, dois ou três, no máximo, mas que sejam amplos e que tenham uma boa área social de convivência - até com outros moradores. Locais com jardins, coretos e pracinhas são os favoritos desse "target".

Localização

Quando o jovem tem o poder de decisão nas mãos, busca geralmente não só bairros mais badalados, mas melhor localizados, com mais fácil acesso a cidade, com opções diversas de transporte público, como metrô, trem e ônibus. 
Já na faixa dos 40 anos, a preferência é por locais próximos a boas escolas e cursos, de línguas, danças, esportes em geral, além de região com estabelecimentos que atendam à família. A partir dos 50 anos, moradores tendem a escolher os bairros próximos aos de seus filhos ou familiares.

Vagas de garagem no imóvel

Vagas de garagem não são mais itens de primeira necessidade aos mais jovens, o que é totalmente diferente na faixa dos 40 anos em diante, que exigem, na média, mais de dois locais para estacionamento dos carros no condomínio. As vagas podem ser cobertas ou descobertas, o importante é que estejam lá.

Espaços integrados agradam mais jovens

Os mais novos gostam de ambientes integrados ou algo que impressione os amigos. Quanto mais velhos os proprietários, mais o conforto e a comodidade pesam na escolha de um imóvel. A partir dos 50 anos, ou até um pouco mais, há um caminho inverso: diminuir o espaço quando os filhos saem de casa sem abrir mão de algum cantinho para os possíveis netos que virão.

Decoração e arquitetura

Especialmente no mercado de luxo, apesar de algumas diferenças, os jovens e os mais velhos têm vários valores em comum. "Entre eles o apreço por uma arquitetura bacana, seja um prédio mais contemporâneo, seja um vintage charmoso. 

Aqui no Pega a Chave você encontra imóveis para todas as faixas etárias e para todos os perfis. Faça uma pesquisa e encontre o seu imóvel ideal.

Quero um imóvel assim: