#Dicas

Como decorar o seu imóvel com menos de mil reais

 23/03/2018

Além de encontrar o lar perfeito para morar, é importante que você também leve em consideração a questão da decoração. Afinal, uma decoração bem feita traz mais personalidade e organização para o ambiente.

No entanto, muitos acreditam que uma decoração elegante, criativa e bonita, deve ser necessariamente muito cara. Nada disso, dá para obter um local harmonioso e com personalidade gastando até mesmo menos de mil reais.

Decoração simples e barata – uma realidade

Não importa o imóvel, se é uma casa, um apartamento ou até mesmo um espaço comercial para um escritório. Uma decoração barata combina com qualquer cenário. Além disso, é um erro acreditar que decoração barata é sinônimo de decoração sem beleza.

O mais interessante de decorar sem gastar muito é que a possibilidade de aplicar a filosofia do “faça você mesmo” se faz presente. Ou seja, é a hora perfeita para você usar e abusar da sua criatividade. 

E quando a conversa é a criatividade na decoração, entra também um ingrediente importante na receita: o improviso. Por isso, vale apostar na utilização de materiais recicláveis e alguns adereços simples e inusitados.

Quando os móveis multifuncionais entram em cena

Organizar e planejar o ambiente sem precisar abrir a carteira toda é mais fácil do que você pensa. Basta pensar um pouco e procurar os objetos, os adereços e os acessórios mais adequados. 

É nesse caso que os chamados móveis multifuncionais demonstram ser de grande utilidade, especialmente no caso dos apartamentos, já que a tendência atual é a de que eles sejam cada vez mais compactos.

Sendo assim, na hora de planejar a decoração, invista nesse tipo de móveis. Hoje em dia eles são projetados em diferentes modelos e tamanhos, destinados para suprirem as mais variadas funções em um ambiente.

Seja para a sala de estar, dormitórios ou cozinha, os móveis multifuncionais são excelentes alternativas para uma decoração barata, pois, de uma forma geral, ocupam pouco espaço.

No caso de sobrados, os móveis com mais de uma função também representam uma satisfatória opção, pois eles conseguem se adequar bem em espaços pequenos, unindo economia com bom gosto.

Por isso, procure por esses modelos de móveis em lojas de usados. Veja se eles estão em bom estado de conservação e com o preço em conta. Algumas dicas de móveis são:

Cama armário

Graças a esse tipo de móvel, você irá obter mais espaço no seu dormitório, facilitando a sua circulação e também possibilitando colocação de outros objetos.

Mesas dobráveis

Esse tipo de mesa é um acessório perfeito para os cômodos como a cozinha e também a sala de estar. Além de não ocupar muito espaço, a mesa dobrável pode ser utilizada apenas para o jantar e depois ser guardada.

Estantes adaptáveis

Hoje em dia elas podem ser vistas nos mais variados modelos e tamanhos. Tais estantes são essenciais para a sala e também para os quartos, podendo ser utilizadas como mesas e também como suporte para livros, TVs, notebooks, entre outros.

Dicas para decorar gastando pouco

Se os móveis multifuncionais não possuem os preços acessíveis, a decoração pode sair ainda mais barata quando o assunto são objetos e demais adereços. Nesse caso é válido usar, inclusive, materiais recicláveis.

Então confira algumas dicas que vão facilitar para o seu lar ficar bonito sem precisar gastar muito. São elas:

O uso de blocos de concreto

É isso mesmo. Os blocos de concreto podem ser excelentes alternativas para servirem como apoio, suporte para objetos e até mesmo cadeiras e sofás. O interessante dos blocos de concreto é que eles conferem para o local um visual mais rústico.

Em alguns casos, dependendo da criatividade e de como forem colocados, eles podem ser usados até mesmo como prateleiras. Para eliminar os farelos e a sujeira, basta utilizar uma seladora de tijolos.

Além disso, caso você ache que os blocos deixaram o cenário mais “sisudo” e pesado, vale pintá-los com uma cor que você considere adequada ao ambiente e que combine com os outros elementos de decoração.

A presença dos caixotes de madeira

Uma alternativa além dos blocos de concreto, são os caixotes de madeira, que podem ser adquiridos em feiras, por exemplo. Eles denotam bastante versatilidade e podem ser usados para as mais variadas funções.

Alguns caixotes podem ser suporte para as plantas, guardar livros, jornais, criado-mudo e, até mesmo, como bancos e cadeiras, por que não? 

Assim como os blocos de concreto, eles conferem um estilo mais rústico e criativo para o cenário.

Aposte em um jardim vertical

Essa dica é muito interessante especialmente para apartamentos com dimensões menores. Um jardim vertical pode ser planejado utilizando materiais baratos e simples, entre eles estão garrafas de refrigerantes e até mesmo canos PVC.

Para isso, escolha um local com as condições adequadas para o crescimento das plantas, bem como as plantas certas para o cultivo. 

Um jardim vertical traz mais harmonia e vida para o ambiente. Caso seja decorado de forma criativa, confere ainda mais beleza.

Decoração barata e ecologicamente correta

O tema da sustentabilidade está cada vez mais presente em nossa sociedade. No ramo da arquitetura e da decoração não é diferente. 

O mais legal disso tudo é que aliando criatividade e os materiais certos, o resultado é uma decoração com custo baixíssimo e uma maior contribuição para o meio ambiente.

Gastar menos também significa trazer para a decoração do seu imóvel aqueles materiais que normalmente seriam jogados fora. Por isso, ecologia e criatividade andam de mãos dadas. 

Confira algumas dicas de materiais aptos para a sua decoração barata e ecológica:

Pneus

Os pneus podem ser materiais adequados como bancos e até mesmo vasos para jardins verticais. Dependendo da situação, eles podem ser coloridos e acrescentar um detalhe mais moderno para o cenário.

Garrafas de vidro

Até mesmo as garrafas de vidro nas mãos de pessoas criativas adquirem mais versatilidade. Nesse caso, as garrafas podem ser desde vasos para determinadas plantas e até mesmo um abajur.

Botões

Não precisa mais jogar fora botões de casacos e camisas, saiba que eles também podem ser usados para enfeitar abajur, almofadas, entre outros objetos. Ou seja, o que vale é o improviso para procurar ideias legais.

Conclusão

E por falar em gastar pouco e preservar o meio ambiente, não se esqueça de que a capital paranaense também é a capital ecológica. Portanto, nada melhor do que unir decoração e economia nos imóveis

E então, viu como é possível gastar pouco e ainda assim trazer para o seu lar praticidade e criatividade? Gostou desse artigo? Então compartilhe, mostrando para os seus contatos que ter bom gosto pode custar bem barato.


Quero um imóvel assim: