#Dicas

Devo escolher meu imóvel por localização ou tamanho?

 01/12/2017

Quando o consumidor decide comprar seu imóvel, um dos primeiros dilemas que surgem é: devemos priorizar localização ou tamanho do imóvel? Estudos acerca do mercado imobiliário apontam que a localização tem influência de 25% no preço.

Entretanto, segundo pesquisa no Secovi, os compradores têm optado por imóveis com esse custo extra de localização, porém com uma metragem compacta. Esse comportamento dos consumidores teve 52% de crescimento em relação ao ano passado (janeiro a agosto 2017/2016). Mas essa tendência também se deve às formatações atuais, com alguns imóveis sendo habitados por um ou no máximo dois moradores, sem aspirações de expandir a família. Por outro lado, morar melhor por vezes é escolher viver distante quando se trata de poluição sonora, espaço ou segurança.

Ou seja, o segredo para solucionar essa questão é identificar, nas suas características e rotina, o que te proporcionará uma qualidade de vida mais elevada com um bom custo-benefício. Por isso, selecionamos alguns fatores importantes a serem analisados.

O que levar em consideração

Família com filhos

Nesse caso, espaço acaba se tornando um fator com preferência, porém, é importante pensar em uma localização com escolas, creches e até mesmo espaços de lazer próximos ou incluídos ao imóvel. Ter um imóvel espaçoso é ideal para famílias que tem o hábito de receberem e acomodarem visitas e que possuem animais de estimação. 

Local e condições de trabalho

Home office já é uma realidade, porém, a maioria das pessoas ainda precisa se deslocar para desempenhar suas funções. Com a mobilidade nas ruas cada vez mais conturbada e estressante, morar perto do local de trabalho gera uma melhor qualidade de vida. Isso também afeta o tema sustentabilidade. Ao morar perto, usa-se menos o carro e, consequentemente, menos poluição. Além disso, com jornadas longas de trabalho, é preciso facilitar e descomplicar trajetos rotineiros, habitando um local próximo de supermercados, faculdades, academias, etc. 

Mobília e decoração

Espaços pequenos exigem soluções de decoração criativas, com móveis planejados para dispor tudo que é preciso. Muitos arquitetos e decoradores tem se inspirado e especializado em técnicas verticais e minimalistas para suprir essa necessidade de mercado. No caso de procurar um imóvel para efetuar mudança e reaproveitar a mobília, será preciso estudar o novo espaço e verificar se existe a compatibilidade. 

Investimento e não moradia

Regiões atualmente desertas e com imóveis com preços acessíveis, podem sofrer grande imigração e agregar valor com o tempo. Nesse caso é preciso antever e ponderar sobre o potencial de negócio. 

Aqui no Pega a Chave analisamos os comportamentos e tendências e, com isso, refinamos nossa pesquisa para te auxiliar a encontrar o imóvel ideal a partir de seu lifestyle. Faça o teste e encontre o local que mais combina com você!

Quero um imóvel assim: