#Dicas

Vantagens e desvantagens de morar no centro ou em bairros

 13/12/2017

São diversas as dúvidas que nos cercam na hora de escolher um imóvel. Uma delas é sobre a localização, entre escolher morar no centro das cidades ou em bairros. Cada opção traz características únicas e a escolha certa será a que atender melhor as suas demandas. Veja agora as vantagens e desvantagens de cada um e analise qual opção combina mais com seu perfil. 

Vantagens das áreas Centrais

Entretenimento

A quantidade de opções de lazer, cultura e gastronomia é muito superior nos centros das cidades, inclusive, com alternativas gratuitas como parques ou eventos públicos. 

Rede de serviços 

Toda a infraestrutura das áreas centrais é voltada para atender e facilitar todas as necessidades diárias. Estando próximo a uma ampla rede de serviços é possível cumprir as tarefas do cotidiano a pé, anulando os custos de deslocamento. 

Desvantagens das áreas Centrais

Poluição

O agito das áreas centrais também tem seu lado negativo. Por conta do grande fluxo de automóveis a qualidade do ar é precária, facilitando doenças respiratórias. A poluição sonora pode se tornar bem desagradável, ainda mais em regiões perto de bares ou casa noturnas.  

Criminalidade

Infelizmente a sensação de insegurança nos acompanha em todos os lugares atualmente. Mas os índices de criminalidade (violentos ou não) são superiores nas áreas centrais. A consciência desse fato é coletiva, e por isso a maioria dos imóveis centrais tem grande preparo em segurança que intimidam qualquer ato criminoso. 

Vantagens dos Bairros

Tranquilidade

Por conta da urbanização das áreas centrais as áreas verdes são raras, isso causa a impressão de uma selva de pedra ocupada por edifícios e construções comerciais. Para quem aprecia estar próximo à natureza morar em bairros é a melhor opção. Além do mais, por serem mais afastados, a quantidade de barulho, trânsito e agitação costuma ser inferior ao centro. 

Senso de Comunidade

São as pessoas dentro de seus bairros que fazem os mesmos crescerem e se desenvolverem. O senso de comunidade é muito maior, desde a união para buscar melhorias junto à prefeitura até pequenos auxílios individuais e diários que se recebe de uma vizinhança unida. 

Desvantagens dos Bairros

Locomoção 

Uma das maiores desvantagens de viver em bairros é, sem dúvida, o difícil acesso a tarefas que devem ser desempenhadas frequentemente, como trabalho, estudos e até mesmo lazer. Além disso, ter um automóvel torna-se quase uma obrigação já que quem depende do transporte público está a mercê de horários adversos e rotas desnecessárias. 

Tempo 

A questão da locomoção nos leva a outra desvantagem: o tempo gasto para percorrer trajetos diários. Atualmente nossas rotinas exigem muito dinamismo e cada minuto é precioso para cumprir o que precisamos. 

Agora, com a ajuda desse comparativo, dê uma olhada nos imóveis do Pega a Chave e veja o que mais combina com o seu perfil! Fique ligado aqui no site pois toda a semana tem artigos relacionados ao mercado imobiliário e se você tem alguma sugestão ou dúvida entre em contato conosco! 

Quero um imóvel assim: